Chania

Bebidas na Umbanda!

As bebidas tem emprego sério nos rituais de Umbanda, ora para deixar o ambiente familiar ao consulente ora também serve para consagração, é o fogo líquido o álcool, quando o médium ingere pequena quantidade da bebida, suas ideias e pensamentos tem maior intensidade, é desta forma que a entidade aproveita o momento para ter maior “liberdade de ação”. É imprescindível o uso da bebida, mas não para beber em demasia. A bebida é usada para manipulação magística, é colocada no ponto, na tronqueira, lavam os instrumentos, cruzam as guias e imagens, etc...

Se em uma determinada situação é preciso derrubar mais a vibração orgânica é onde possivelmente a entidade toma um golinho, dependendo do trabalho, pode ser preciso ingerir mais, com a intenção de manipular e canalizar esta energia, nada além disso. Uma outra função da bebida, muito usada pelas linhas da direita é utiliza-la como “Contraste”, comparado com o usado pela medicina tradicional. Quando algum problema de ordem física está ocorrendo, eles magnetizam a bebida, tal como, vinho, água de côco, água pura, batida, etc., e pedem para o consulente ingerir uma pequena quantidade, aí eles conseguem visualizar outras coisas no organismo, é como um check-up mais apurado.

Não é a quantidade que fará o trabalho ser mais eficiente: é a habilidade do manipulador (Guia x médium) em ativar o recurso bebida que trará resultados! Os Guias manipulam estas bebidas onde temos para elas o nome de “curiador” (a bebida correta para cada linha de trabalhos), sendo assim:

• Caboclos bebem cerveja, água de côco ou suco de fruta;
• Preto-velho bebe café, chá e em alguns casos já presenciamos utilizarem vinho ou cerveja preta;
• Crianças bebem guaraná e suco de frutas, mas também presenciamos algumas que tomam outros tipos de refrigerante;
• Ciganos bebm vinhos, ponches, sangria e champagne • Baianos bebem água de côco ou batida de coco;
• Boiadeiros bebem cerveja escura;
• Marinheiros bebem rum, e alguns bebem cerveja clara;
• Malandros bebem cachaça, caipirinha e cerveja;
• Exu bebe a “marafo” (pinga). Alguns bebem whisky ou vinho, alguns que bebem cerveja;
• Pomba-Gira bebe champagne, sidra ou vinho.

Bebidas também são utilizadas como oferendas para entidades ou "Amalás" para Orixás, mas fica só para registro, pois abordaremos estes temas em outras matérias.
Como em toda ritualística de umbanda, prevalece o bom senso, todos os excessos devem ser tratados pelo dirigente espiritual "Pai e Mãe de Santo" e entidade chefe da casa, constando que o doutrinar as entidades no período de desenvolvimento e fundamental para o cotrole, nenhuma entidade de direita ou esquerda deve ou pode cometer exageros que coloquem em risco a integridade física do médium, seja este consciente, semi ou inconsciente.
Chania

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