Sete Linhas de Umbanda é tema muito polêmico e que já deu muito o que falar, por mais que se escreva, sempre haverá mais e mais a ser esclarecido. Cada autor que disserte sobre o tema mostra o seu ponto de vista sobre o que são as “Sete Linhas de Umbanda”, vamos aqui tentar sintetizar um pouco o que encontramos sobre o assunto e como interpretamos esse estudo.
Nas palavras do precursor da literatura umbandista, Pai Ronaldo Linares escritas no livro “Iniciação à Umbanda” tem uma visão um pouco diferente sobre as sete linhas mas também baseada no setenário:

1. A primeira linha é caracterizada pela cor amarelo ouro bem clarinho e que seria a cor da Tenda de Santa Bárbara. O Orixá correspondente é Iansã” ;
2. A segunda linha é caracterizada pela cor rosa, correspondente a tenda Cosme e Damião… O Orixá correspondente é Ibeji” ;
3. A terceira linha é caracterizada pela cor azul. Com vários Santos Católicos sincretizados com ela, a saber: Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Guia. O Orixá que corresponde é Iemanjá” ;
4. A quarta linha é caracterizada pela cor verde, representando a Tenda São Sebastião… O Orixá correspondente é Oxossi” ;
5. A quinta linha é caracterizada pela cor vermelho, representando a Tenda São Jorge. O orixá correspondente é Ogum”;
6. A sexta linha é caracterizada pela cor marrom, representando a Tenda São Jerônimo. Seu Orixá correspondente é Xangô” ;
7. A sétima linha é caracterizada pela cor violeta ou roxo, corresponde a Tenda de Sant’Ana… O Orixá correspondente é Nanã” ;

Finalmente temos a cor negra, corresponde a Tenda de São Lázaro. É a ausência da cor e da luz da vida. Zélio de Moraes explica que as cores branco e preto não fazem parte das sete linhas, pois o branco que é a presença da luz, existe em todas elas e o negro, que é justamente a ausência da luz, está justamente na ausência delas.
“ O Orixá maior da Umbanda é OXALÁ… o Chefe para o qual convergem todas as linhas."

Em uma compilação atual de tudo que foi encontrado podemos resumir assim:

As Sete Linhas de Umbanda não são sete Orixás. O nosso criador, criou as 7 linhas da Umbanda, que são representadas pelos 7 Tronos Divinos:

• Trono da Fé
• Trono do Amor
• Trono do Conhecimento
• Trono da Justiça
• Trono Lei
• Trono da Evolução
• Trono da Geração

E cada Trono também se sustentado nos 7 elementos da Natureza:

• Trono da Fé Elemento (Cristal)
• Trono do Amor elemento (Minério)
• Trono do Conhecimento Elemento (Vegetais)
• Trono da Justiça Elemento (Fogo)
• Trono da Lei Elemento (Ar)
• Trono da Evolução (Terra)
• Trono da Geração (Água)

Sete forças divinas que irradiam suas luzes no planeta Terra e suas dimensões.
Cada linha tem vibrações diferentes que se encontram mas não se confundem. Dentro de cada linha temos, entidades, cores, energias, sentimentos, elementos e filhos afins com esta ou aquela vibração. Cada linha da mesma forma compõe as características de seus filhos(as), uma filha de Iemanjá (geração) e pai Xangô (justiça) é sintonizada à geração de justiça. Ou seja, sua mediunidade é através da verdade, da clarividência, audição ou visão, suas entidades trazem revelações, etc. No campo físico são pessoas honestas, sinceras, equilibradores, comprometidas com os outros, justas, combativas e não sabem mentir. No campo profissional podem ser juristas, advogados, juízes, contadores, assistentes sociais, verdadeiros conciliadores.

Linhas Legiões e Falanges:

Cada linha compõe-se de sete legiões, tendo cada legião o seu chefe. Cada legião divide-se em sete grandes falanges, que por sua vez também tem um chefe e cada falange divide-se em sete sub-falanges e assim por diante, obedecendo a um critério lógico.

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