Parabéns aos Cambones pelo seu dia!!!

27 de Maio de 2019 por: Emerson Cal

O termo tem origem na Angola, “Kambono” e significa: Ajudante do pai ou mãe de santo, ou assistente dos médiuns incorporados ou, ainda, auxiliar para várias finalidades ritualísticas no terreiro. Médium que ajuda a traduzir as falas e necessidades de uma entidade dentro de um terreiro de Umbanda, como também é uma fase pra o médium ampliar seus conhecimentos. Um bom Cambone será um grande Médium. Sendo oriundo da Angola, este termo já era bem conhecido antes do surgimento da Umbanda, e utilizado pelos cultos de origem afro. Posteriormente foi absorvido pela religião de Umbanda para designar os “obreiros” (trabalhadores, auxiliares) dos guias espirituais no trabalho mediúnico.

O Cambone é o alicerce no qual se sustenta a estrutura de uma gira, são os elos de força da corrente durante todo ritual espiritual em que os médiuns de incorporação estão incorporados.

Cambone é uma das atividades exercidas nos terreiros de Umbanda que merece uma atenção muito especial, dada a sua importância como auxiliar das entidades, dos médiuns e dos dirigentes do Terreiro.
Como auxiliar das entidades, cabe ao cambone ser o interprete da mensagem entre a entidade e o consulente, além de um defensor da entidade e da integridade física do médium.

Durante toda a consulta o Cambone quem está atento não só à conversa entre o consulente e à entidade, mas, principalmente, prestar atenção ao consulente e saber se o consulente está de fato entendendo da forma correta o que a entidade está querendo passar para ele. Cabe ao Cambone o discernimento para, quando necessário, interromper e explicar da melhor forma para que consulente realmente entenda tudo que a entidade está falando.

O Cambone que deve estar atento ao que a entidade está dizendo ao consulente e, caso a entidade esteja passando dos limites ou falando coisas sem muito sentido, é dever do Cambone interromper a conversa e chamar imediatamente o(a) dirigente do terreiro e reportar à ele(a) o que está acontecendo e como está acontecendo.
Por isso que todos devemos não só no dia de hoje mas sempre agradecer elogiar e enaltecer os trabalhos destes verdadeiros pilares da gira de Umbanda, Parabéns pelo seu dia e por todos os dias em que se dedicam a caridade, Axé!

Chania