Iemanjá torna-se a Rainha dos mares.

Orunmilá que tinha os segredos da noite precisava ser detido com seus feitiços desenfreados. Era um dos homens mais bonitos e encantadores, tinha todas as mulheres, mas não queria nenhuma e não amava nenhuma. Oxalá queria tirar a maldade e os segredos de Orumilá mas só havia um jeito de conseguir tal feito pedindo a mulher mais bonita que o encantasse e tirasse todos os segredos dele.

Então o povo Orixá duvidou e Oxalá chamou Iemanja, que não tinha filhos e família e nem um amor para então seduzí-lo e conhecer os seus segredos. Oxalá fez com ela um trato no qual ela só teria essas intençoes e que depois voltaria para reinar ao lado dele novamente. Iemanja foi e conseguiu seu objetivo, mas com o tempo eles se apaixonaram.

Iemanja e Orunmilá já nao conseguiam viver longe um do outro… ela conseguiu tirar todos os segredos e feitiços dele e eles tiveram muitos filhos Orixás. Por amamentá-los, ficou com seios enormes, fazendo com que mal conseguisse visitar outros reinos. Cansada e sentindo-se muito carente por morar em Ifé, ela saiu em direção ao oeste e conheceu o rei Okerê. Logo se apaixonou e ambos casaram-se. Envergonhada de seus seios muito fartos, Iemanjá pediu ao esposo que nunca a ridicularizasse por isso. Ele concordou; porém, um dia, embriagou-se e começou a gracejar sobre os enormes seios da esposa. Entristecida, Iemanjá fugiu.

Desde menina, ela carregava consigo uma poção numa garrafa que a mãe "Odudua" lhe dera para casos de perigo. Okerê pediu desculpas, mas Iemanjá correu deixando cair a garrafa. A poção transformou-a num rio cujo leito seguiu em direção ao mar. Okerê tentou impedir a fuga da esposa, e se fez colina pra barrar o curso das águas. Iemanjá vendo bloqueado seu caminho, pediu ajuda ao seu filho Xangô, orixá do fogo e trovão, protetor da justiça, que lançou um raio sobre a colina e a abriu no meio, dando passagem ao rio. Iemanjá foi pro mar e nunca mais voltou pra terra. Virou Orixá feminino dos oceanos, mares e da fertilidade.

08 Dezembro de 2018

Sugestões- Alterações e Correções